Como aumentar vendas online: 5 dicas de marketing digital

Blog Webxtec dicas para ajudar você a aumentar as vendas online

5 dicas essenciais para aumentar as vendas online.

1. Conheça bem o Perfil do seu Cliente

Se você quer aumentar suas vendas online, antes de dar início a qualquer estratégia de Marketing, um dos primeiros passos é criar a sua persona. Afinal, do que adianta gastar tempo e dinheiro produzindo conteúdo e anúncios se eles forem direcionados para as pessoas erradas! Vá além de saber apenas o gênero, a idade e a classe social do seu público. Descubra quais são os seus:

Desejos;
Necessidades;
Ídolos;
Hobbies…

Quanto mais informações você tiver sobre a persona, tenha certeza: sua estratégia terá muito mais chances de sucesso!

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2. Seja encontrado com facilidade

Ter um site é importante? Muito. Mas é suficiente? Não. De nada vai adiantar se os seus potenciais clientes não conseguirem encontrá-lo.

E, para que eles te localizem, você precisa investir em conteúdo e conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa, com destaque para o Google, é claro. Estar na primeira página do Google é deixar a sua empresa sempre em evidência. Afinal, quando o usuário pesquisa algo, ele quer uma resposta rápida e raramente vai ficar navegando por várias páginas para encontrar o que procura. Pense nas suas pesquisas pela Internet: os sites que aparecem nos primeiros resultados! E como será que eles conseguem aparecer ali?.

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3. Ofereça conteúdo de valor

Já falei aqui sobre a importância do conteúdo, né? É porque não tem jeito: você pode pesquisar as melhores dicas de Marketing Digital em trezentos lugares e, em todos eles, o Marketing de Conteúdo será citado!
O tráfego orgânico — que, por sinal, é um ponto forte da Orgânica — é fundamental para quem quer aumentar as vendas online. Consiste basicamente em trazer o seu público até o seu site sem precisar pagar por isso. Funciona como um ativo da empresa para ficar nas primeiras posições do Google, sempre em evidência, sempre próximo!

E como conseguir? Mandando-o comprar incessantemente e enviando o seu link para pessoas aleatórias no WhatsApp? Claro que não! Entregando conteúdo que gere valor, que seja realmente relevante e que faça o seu cliente pensar: “Opa, esse pessoal sabe do que está falando”.

Por exemplo: você tem uma loja virtual de roupas? Pode ser interessante montar um blog e escrever artigos sobre dicas de moda, o look ideal para cada evento, apresentar as tendências para o ano…
A partir do momento em que você consegue fazer o cliente ir até o e-commerce, você gera um lead e cria um relacionamento com ele, e aí fica muito mais fácil convencê-lo a comprar. Inclusive, é assim que funciona o funil de vendas e o Inbound Marketing!
Mas lembre-se: primeiro você precisa definir bem a sua persona, para depois pensar em assuntos que sejam relevantes para cada etapa da jornada do consumidor.

4. Otimize suas campanhas de tráfego pago

Acompanhando as métricas adquiridas com o tráfego orgânico, você obtém informações muito importantes, como:

Quais são as páginas mais visitadas;
Qual tipo de conteúdo o seu público passa mais tempo consumindo;
As palavras-chave que mais geram engajamento, etc.

A partir daí, você pode usar o tráfego pago (os famosos anúncios) para aumentar o interesse do seu público, acelerar as vendas online e até reter clientes. porque você terá em mãos uma segmentação muito precisa!

Em outras palavras, você conseguirá separar o público por gênero, idade, localização, interesses, canais, dispositivos mais usados... antes de começar a rodar o anúncio.

É por esse motivo que o Marketing Digital é tão eficaz! Afinal, qual publicidade offline permitiria esse tipo de segmentação?!
A importância de conhecer a sua persona? Sem isso, são grandes as chances de você perder dinheiro!

Vale lembrar que o Google Ads não é o único lugar em que você pode anunciar. Também é possível fazer anúncios no Facebook e no Instagram através do Meta Ads, por exemplo.

5. Vá além das redes sociais

Dentro do Marketing Digital, as redes sociais são os canais mais populares. Afinal, quem é que não tem hoje um perfil no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube?
Dados do próprio Instagram revelam que mais de 1 bilhão de contas usam a rede social por mês em todo o mundo. Além disso, 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa por lá.

São números realmente impressionantes, e as mídias sociais devem, sim, fazer parte da sua estratégia de Inbound Marketing. Porém, elas não podem ser os únicos canais para quem deseja aumentar as vendas online.

Lembre-se de que o Inbound consiste em atrair o público e manter um relacionamento constante, por meio do Marketing de Conteúdo e de canais variados, que devem ser usados em cada etapa do funil de vendas.
Por isso, aqui vão algumas técnicas do Inbound Marketing que você pode utilizar em parceria com o seu posicionamento nas redes sociais:

Site;
E-mail marketing;
SEO;
Landing Page;
Blog;
Newsletter;
CRM..